domingo, 8 de março de 2015




Fiz um vídeo com muito carinho sobre o meu tratamento para acne com a medicação Isotretinoína. Vou falar também aqui no post sobre algumas coisas que passei e alguns sintomas, vou citar a pura realidade que aconteceu comigo, não enfeitei nem piorei nada, e no vídeo nenhuma foto foi editada para ficar mais bonita. Escrevo este post 44 dias após o final do tratamento que durou 6 meses e 16 dias, a próxima fase é iniciar o clareamento da minha pele para retirar algumas manchas que a acne me causou ao longo dos anos. Ficou um pouco extensa essa postagem, mas para quem tem interesse no tratamento é de grande importância cada detalhe.



Tópicos importantes

Ressecamento das mucosas
O ressecamento das narinas, olhos e boca foi inevitável no meu caso. Minha boca foi a primeira coisa que eu senti mudanças, nem batom eu podia usar, comprei uns 6 ou mais hidratantes labiais ao longo do tratamento. Nos olhos, eu não conseguia ficar em lugar com luz artificial muito intensa (na minha faculdade era terrível, a sala é muito iluminada e nas aulas de slides eram mesma coisa, cansava e ardia) e nem com ar condicionado, logo ressecava e me dava vontade de fechar os olhos por um tempo para descansa-los, usei colírio em alguns dias durante o tratamento. Outro ponto sobre os olhos é que na bula da medicação diz para não dirigir à noite por causa da visão baixa e embaçada. Isso foi verdade e eu senti, minha vista embaçava demais à noite mesmo dentro de casa, ver TV era ruim, pois nem as legendas do filme eu conseguia ler. Dirigi no final do tratamento à noite uma vez e não achei bacana, não recomendo fazer isso sempre durante o tratamento, uma vez ou outra tudo bem e sempre acompanhado caso queira parar para descansar a vista.
Minhas narinas também me deram alguns sustos durante o tratamento, mais ou menos no meio do tratamento senti que começou a fechar a cartilagem dentro do meu nariz esquerdo, no vídeo tem a foto da minha narina com a cavidade bem menor do que era, eu colocava soro, mas depois que fui no otorrinolaringologista descobri que foi um grande erro, só estava ajudando a ressecar mais ainda as narinas, tive que usar um spray específico para nariz que cicatrizou e ajudou a não arrebentar como antes. Às vezes saía casquinhas de sangue e ficava dolorida, mas um dia escorreu muito sangue da narina esquerda, a ponto de eu puxar pela boca e sair uma gosminha de sangue (tem no vídeo também esta imagem).

Dores no corpo e Cansaço
Eu fazia academia e parei, nem dança eu conseguia fazer, uma vez fui fazer Zumba, pronto!!! Fiquei de cama uns 3 dias com dores na coluna e músculos, meu dermatologista riu da situação e falou que eu posso fazer sim, não é proibido...mas vai doer. Eu pensei bem e vi que não queria fazer atividades e depois ter que tomar remédio para dores musculares. Afinal, eu já estava tomando uma medicação forte, a Isotretinoína.
Voltei à academia no ultimo mês do medicamento, pois eu já estava tomando uma dosagem menor. E mesmo assim sem exagerar, meu instrutor da academia sabia do meu tratamento e não pegou pesado com os exercícios.
Sobre o cansaço, realmente eu senti e como eu senti, muito! Uma vez fui andar por um bairro aqui no RJ atrás de um preço melhor para comprar a medicação. Foi uma tortura, comecei bem e animada, até porque eu adoro uma farmácia. Bom, eu caminhei tanto que estava ofegante e cansada, eu não corri nem andei rápido, apenas andei muito. Outro ponto sobre o cansaço é sua vida sexual, ela vai mudar! Eu demorei um tempo até reparar que era a Isotretinoína, como as mucosas ressecam se você é mulher logo vai sentir que algo mudou um pouco lá embaixo. Juntando a baixa lubrificação com o cansaço e dores no corpo capaz de você não aguentar uma relação sexual que dure muito tempo. Resumindo: Cansa, fica ofegante às vezes e resseca, mas não é algo que se deva parar de fazer, não chega a ser nada insuportável. Apenas explique ao parceiro.

Ressecamento da Pele e Cabelos
Logo no início já senti mudança na textura da pele, ficou sem oleosidade (e eu amei né), às vezes descamava mas não muito. Eu preferi não usar hidratante na pele do rosto, não achei tão insuportável quanto falavam as pessoas que já usaram a medicação. No corpo não senti ressecamento, mas como na minha rotina eu normalmente já passava hidratante no corpo, talvez por isso eu não tenha sentido. Durante o banho eu percebi que em pouco tempo já ficava com aquela pele de vovó (dedos enrugados).
No cabelo foi uma maravilha! Zero de oleosidade também. Hoje (44 dias após o final do tratamento) eu senti a oleosidade do cabelo voltar de leve, mas por enquanto nada como antes. Talvez volte tudo, mas o importante era minha pele, e minha inflamação no rosto acabou e é isso que importa.

Depressão
No início, eu não senti nada e estava super feliz que isso não estava acontecendo comigo, a única coisa foi que fiquei mais sensível, meio chorosa com coisas bobas. Quando chegou mais ou menos o meio do tratamento comecei a ter insônia, e uma agonia inexplicável, para não assustar aqui em casa eu contava tudo para o meu namorado, eu não queria ninguém aqui dentro de casa sabendo dessa agonia e pensamentos ruins e estranhos porque eles podiam se assustar demais ou ficar dano muito palpite, nos dias mais difíceis eu falava para minha mãe que eu não estava bem. Então eu ligava de madrugada para meu namorado e ele ficava comigo no telefone até eu dormir e ele desligar a ligação. Eu tinha vontade de chorar e ate me beliscar ou arranhar as vezes. Ficava ciumenta e imaginando coisas futuras que não iam acontecer. Nunca pensei em tirar minha vida nem nada extremo, mas era uma agonia realmente inexplicável, meu coração acelerava e parecia ficar apertado, sentia até uma falta de ar. Pensei várias vezes em parar o tratamento, com medo dessa agonia piorar, mas eu tive apoio e nas minhas "horas de sanidade" (risos) eu não me deixava abalar e seguia em frente, agradeço imensamente à Deus, minha mãe e ao meu namorado. Meu médico dermatologista sabia disso, assim como sabia de todos os outros sintomas e sensações. Não se assuste com isso que contei agora, eu aguentei e pararia se tivesse piorado, é só um detalhe que se deve ficar de olho o tratamento, eu não esperava que acontecesse comigo mas aconteceu e eu tinha lido sobre isso antes de iniciar o tratamento e eu não desisti de inicia-lo, então não desista, tente...se não der, não deu. Mas sua historia pode não conter esse sintoma assim como a de varias pessoas também não teve, ou seja, vai ser ainda melhor!!

Diga não à Maquiagem
Foi isso que eu fiz quando decidi tomar esta medicação. Meu objetivo era não usar mais maquiagem na pele, apenas olhos e boca, queria me sentir bonita sem precisar ficar comprando base e pó mágicos que cobrissem tudo, não derretessem e não inflamassem minha pele. E para isso eu disse para mim mesma que no momento que eu pagasse caro pelo tratamento eu não ia sabota-lo, não iria entupir meus poros nem cobrir imperfeições. Desde o inicio eu pesquisei muito (como você que está lendo isso está fazendo) para saber o que era melhor para mim, sobre alimentação etc. Meu tratamento durou 6 meses e 16 dias, nesse tempo se eu usei maquiagem na pele 5 vezes foi muito. Usei apenas para ocasiões especiais como formatura e coisas do tipo. Creio eu que nem 5 vezes foram. Tinham dias que eu ficava para baixo, pois no tratamento pode ter uma piora na pele, apareceram muitas acnes em um certo tempo, sumiam rápido mais logo depois apareciam mais e mais, me senti muito feia, mas eu não desisti não me rendi a usar maquiagem. Sei que dizem por ai que a maquiagem não interfere em nada neste tratamento pois o tratamento é de dentro para fora, mas como era um objetivo meu eu não quis me iludir nem entupir minha pele com formulas químicas de cosméticos e dermocosméticos. Acho que é muito difícil isso, tem que preparar a cabeça para largar a maquiagem mas vale a pena, vale muito a pena. Claro que tive vergonha de sair na rua com o rosto machucado, mas meu método era lavar o rosto, passar o protetor solar, trocar a roupa, não olhar no espelho e sair de casa sem saber como o rosto estava(risos). Hoje, depois do tratamento não uso maquiagem e estou muito feliz.

Depilação
Tá aí um tópico que nas minhas pesquisas pré-tratamento eu não vi ninguém citar. Depilação me refiro principalmente as sobrancelhas e buço, porque são no rosto. Se repararem no vídeo (até prefiro que não reparem) em várias e várias fotos minhas sobrancelhas e buço estão com bastante pelos, pois como a pele fica muito sensível e seca a depilação com cera quente -que é o meu caso- deixava uma marquinha de queimadura, e para não ter problemas futuros com a agressão dessas áreas eu optei por aumentar o intervalo das depilações. Claro que você pode depilar com pinça, cera fria, linha e outros, eu não consigo fazer com a pinça e nunca testei esses outros métodos. Acho melhor também não usar durante o tratamento nenhum creme depilatório no rosto. Depilação no resto do corpo eu não tive cuidado nenhum além do que eu já tenho. Sempre depilo virilha e axilas com creme ou lâmina, dias antes faço uma esfoliação e depois de retirar os pelos eu passo um gel calmante próprio para pós-depilação, com as pernas a mesma coisa.

Inchaço
Eu falei o dermatologista sobre isso e ele falou que não tinha relação com o remédio, mas eu engordei quando iniciei e exatamente no mês seguinte do tratamento eu perdi os quilos que ganhei. Sempre pesei uns 53 a 55 kg, durante o tratamento eu pesei uns 58 kg. Poxa Márcia, mas são só 3 kg!!! Sim ué, como eu era magra apareceu logo. Na verdade foi o que minha mãe falou hoje, eu desinchei, porque eu não fiquei com braços e pernas grossos, eu só fiquei com o rosto inchado, cintura inchada, e apareceram gordurinhas nos flancos...
Hoje estou com 54 kg mas eu voltei para academia para isso acontecer, não sei se desincharia sem academia, mas como me incomodou um pouco eu resolvi voltar logo aos exercícios físicos. Claro que no inicio bem devagar pois ainda estava indisposta e com receio de causar dor muscular, mas não ocorreu. Então, mesmo não sendo um sintoma -segundo o médico e a bula- eu inchei...e desinchei.

Diminuir o consumo de leite na alimentação
Durante o tratamento eu fiz o que eu sempre tive curiosidade de fazer, que era diminuir o consumo de leite. Isso foi decisão minha, não estou aqui falando para pararem de tomar. Separei aqui alguns materiais sobre a relação do leite com acne. Não as use como guia, pois não conheço a fonte, mas leia e converse com seu médico dermatologista  sobre o assunto.
Eu tomava em média 2 à 3 copos de leite por dia, são 14 copos por semana, 60 copos por mês, cada copo com 250 ml isso dá uns 15 litros de leite por mês. Muito, não é? Uma pessoa só consumindo tudo isso. Comecei a reduzir aos poucos, tomando só 1 copo por dia, depois tomando leite em pó desnatado, hoje bebo suco ou qualquer outro liquido de manhã ou não tomo nada. Não cortei laticínios em geral porque eu não consumo muito, era só o leite que me incomodava mesmo, também não cortei o uso do leite para fazer comida como panquecas, purê de batatas etc. A melhora foi geral, minha pele, meu problema de estomago, dores de barriga, o intestino por completo digamos assim. Não fiz a troca pelo leite de soja porque também não concordo com o consumo diário da soja. Fiquei feliz com o resultado geral que tive na alimentação e tive que usar muito a criatividade no meu café da manhã e lanche da tarde pois eram regados a leite. Não é deixar de comer tudo, mas pelo menos corte ou diminua o consumo de qualquer alimento exagerado na sua alimentação, investigue e pergunte ao médico se este alimento em si pode piorar o seu quadro de acne. Hoje estou sem consumir leite todos os dias a 6 meses, a mesma coisa eu fiz com os biscoitos recheados, cortei por questões de saúde e não consumo eles a 1 ano e alguns meses. O cálcio que é o que associam ao leite pode sim ser encontrado em vários outros alimentos, com os vegetais. Pesquise e converse com o seu médico.



Gostaram do post?
Deixem seus comentários e dúvidas

7 comentários:

  1. Nossa esse remedio é muuuito forte mesmo... meu primo tomou e me lembro o perrengue que ele passou :/

    Beijo lindona !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem forte sim! Mas a mudança foi muito boa para mim!

      Beijão <3

      Excluir
  2. Nossa! Que diferença na sua pele! Parabéns pelo tratamento e por não desistir.
    Parabéns também pela sua explicação detalhada sobre sua experiencia.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso! Eu expliquei porque sei que muita gente tem curiosidade de saber sobre este tratamento. ;)
      Obrigada pelo reconhecimento

      Excluir
  3. Melhorou muito, parabéns por ter passado por este tratamento e dividir com todos para saberem os males e o benefício. Você ficou ótima.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo tomar este medicamento. Irei a um dermatologista esa semana.

    bjo Andressa

    ResponderExcluir