sábado, 10 de janeiro de 2015

17 dias sem o uso do medicamento
(15/09/2014 à 01/10/2014)

Olá pessoal, tudo bem?

Pois é....comigo não. 
O último post do Diário eu citei até o dia 12/09, tomei as minha duas cápsulas de Isotretinoína no dia 13 e no dia 14 também, porém no dia 14/09 eu acordei com dor no ouvido esquerdo, uma dor razoavelmente forte porém de um incomodo muito grande, fiquei para baixo o dia todo e para dormir me auto mediquei (não façam isso, porque o otorrino falou que eu não devia ter tomado anti-inflamatório nenhum).

 Logo depois que tomei o remédio eu dormi, e tinha que acordar as 3h da madrugada para tomar novamente, então coloquei o despertador, quando eu acordei para tomar as gotas do remédio eu senti meu ouvido meio melado passei o dedo na parte mais externa e senti um melado nele, mas eu estava sem dor e com sono, não acendi a luz para tomar o remédio eu só me guiei pela luz do celular. Voltei a dormir e quando acordei de manhã minha mãe perguntou se melhorou eu falei que sim, depois de uns minutos vendo TV com ela, acordei ela de um cochilo desesperada porque eu passei o dedo no ouvido e sujou meu dedo com uma casca pretinha (sangue seco), ela me levou pra luz e olhou dentro do ouvido e falou que estava sangrando!!
15/09/2014




Sai correndo para o quarto na gaveta aonde eu guardo todas as caixas do tratamento da Isotretinoína, como tomei de laboratórios diferentes, eu peguei uma bula de cada e li todas para ver se tinha algum efeito colateral que envolvesse o ouvido desta forma, não achei nada. Liguei para o meu dermatologista desesperada, ele me falou que isso não era um efeito da Isotretinoína e falou para eu correr para um otorrinolaringologista e não tomar o medicamento naquela data, dia 15/09. 

No otorrino ele diagnosticou que meu ouvido foi perfurado, mas não sabia dar muitos detalhes ainda porque tinha muito sangue e ele não podia limpar. O ouvido direito estava bem, e as narinas muito machucadas, então ele me passou um medicamento em spray para o nariz (melhorou em 2 dias). Para o ouvido ele passou dois tipos de antibióticos diferentes, no total de 10 dias de tratamento do ouvido e cortou o uso da Isotretinoína. Me avisou também que pelo uso do antibiótico as espinhas podiam voltar. Eu fiquei arrasada, pois ele falou que era grave e tudo mais, e eu já não estava ouvindo muito do ouvido esquerdo :(
Mas ele falou que a perfuração no ouvido não tinha relação com o uso do tratamento para acne. Que o que isso pode ter ajudado era apenas porque a Isotretinoína me deixa com a imunidade baixa e por ter sido provavelmente um infecção por vírus a baixa imunidade ajudou ele a se instalar. 
E foi rápido assim mesmo, senti dor em um dia no outro já tava no medico com o ouvido sangrando e o otorrino falou que nesses casos é assim mesmo, tudo rápido e eu fiz certo em já ir correndo lá.

Então do dia 15/09/2014 até o dia 25/09/2014 eu:
- PAREI DE TOMAR A ISOTRETINOÍNA.
- Usei 2 antibióticos para tratar o ouvido esquerdo.
- Usei um spray para tratamento das mucosas das narinas (principalmente na esquerda).
- No banho usei algodão embebecido em óleo mineral para não entrar água no ouvido.

Retornei ao otorrino no dia 29/09 e ele verificou que dentro do meu ouvido se formou uma película (grossa) de sangue seco que ele não conseguiu romper com os equipamentos. Isso deve ter sido causado pelo óleo com algodão que coloquei no banho, mas ele não imaginava que tinha tanto sangue a ponto de formar uma "massa" e secar formando essa barreira. Eu estava ouvindo normal, já tinha melhorado, essa barreira não estava impedindo que eu ouvisse. E sobre dor, só senti no dia 14/09 o dia anterior de eu correr para o medico, no dia seguinte e todos os outros eu já não sentia dor nenhuma. 

E nesta consulta do dia 29/09  ele já liberou o uso da Isotretinoína de novo, mas eu não podia fazer o uso sem avisar meu dermatologista né!? Só consegui contato com meu dermato no dia 02/10 e ele também liberou o uso novamente, e comecei a usar no dia 02/10 mesmo.

Bom, no dia que o otorrino viu esta barreira de sangue seco ele passou um outro medicamento para pingar no ouvido por 10 dias para amolecer e enfim ele visualizar na próxima consulta. E amanhã (13/10/2014) é o dia que eu volto nele já tendo pingado o remédio, para ver como ficou tudo neste ouvido que me deu um baita susto.



Resuminho do desespero:

14/09 - Senti dor no ouvido esquerdo.
15/09 - Acordei com ouvido sangrando/ Fui ao otorrino / Parei de tomar a Isotretinoína / Iniciei os antibióticos do ouvido.
15/09 à 25/09 - Sem tomar Isotretinoína / Tomando antibióticos.
02/10 - Voltei a tomar Isotretinoína.

O otorrino falou que meu rosto podia piorar a acne porque eu ia usar antibiótico (e ele citou algo de corticoide também) não foi?
Mas não piorou nos 10 dias que tomei, piorou no dia seguinte que parei de tomar (risos). Mas as três espinhas que surgiram não vingaram... logo sumiram. 
15/09/2014
15/09/2014

17/09/2014

17/09/2014




Acompanhem o diário,
Espero estar ajudando quem visualiza esta experiencia que eu estou passando.

Deixem seus comentários, perguntas, sugestões ou divida sua experiencia.


Beijos <3






Nenhum comentário:

Postar um comentário