segunda-feira, 23 de março de 2015

Panquecas Fáceis

 
 
Pessoal,

Hoje a receita vai ser de Panquecas, você colocar recheio DOCE ou SALGADO, a massa é neutra, para você usar com os dois tipo de recheio. É uma receita tão fácil que para quem gosta de comer no café da manha uma coisa bem gostosa e diferente nem precisa ficar de preguiça ou com medo de perder a hora, essa se encaixa exatamente neste perfil. Vou passar a receita que dá para umas 5 panquecas, cada uma com 15cm de diâmetro. Caso queira fazer mais é só dobrar a receita, ou seja, 1 ovo passam a ser 2, 1 xícara passam a ser 2 xícaras e assim por diante. 


Ingredientes:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 1 colher de chá de sal
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de manteiga derretida
- 2 colheres de chá de fermento em pó 


Obs.: Mesmo se for fazer ela com recheio doce coloque a colher de chá de sal, não é para salgar, é para acentuar o sabor, não se preocupe. Se quiser colocar umas gotinhas de essência de baunilha também é válido para cortar o cheirinho do ovo se for fazer doce.

Modo de fazer:
Você pode bater a massa na mão com um fouet ou garfo, ou se preferir pode usar um liquidificador, mixer ou batedeira. Se você não tiver muita prática em bater à mão pode ficar com grumos, umas bolotas de farinha mal misturada. Caso você queira que realmente seja rápido, faça na mão mesmo porque depois não tem que lavar o aparelho! ;)

1) Em um recipiente misture os ingredientes secos (farinha, sal e fermento)
2) Acrescente os ingredientes líquidos (leite, ovo e manteiga) Dica: Para tirar o cheiro de ovo da receita retire a membrana/pele da gema, com uma peneira -sem mexer com colher- ou com os dedos tentando agarra-la e puxa-la.
3) Misture bem todos os ingredientes até a massa ficar um líquido cremoso. Você deve levantar a colher e ela escorrer rapidamente e de forma contínua e cremosa.
4) Em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, coloque a massa com uma concha (de servir feijão) de tamanho pequeno à médio. Caso sua frigideira não seja antiaderente use um pouquinho de manteiga na frigideira. Quando colocar a massa na frigideira, segure-a e faça movimentos circulares para a massa se espalhar nela toda. 
5) Com uma espátula, verifique se o fundo da panqueca já dourou, se sim é hora de virar. 
6) Vire a panqueca com ajuda da espátula ou jogando para o alto (só vai funcionar jogar se a parte de cima que ainda não dourou não estiver tão liquida, se estiver muito liquida vai pesar e não vai virar)
7) No início, sem prática a primeira panqueca da leva não vai dar certo, isso se deve a temperatura da frigideira ou a hora de virar que você ainda não soube. Como dizem "A primeira panqueca nunca fica boa", como essa receitinha é para 5 panquecas, relaxe!!! Você ainda tem 4 para comer bem(risos). Com o tempo e a prática essa "primeira panqueca ruim" vai embora e logo logo estará fazendo as 5 perfeitas.


Dica:
Faça também um recheio de frango refogado e enrole-a, se quiser jogar um molho de tomate e queijo ralado em cima e levar pra gratinar no forno tenho certeza que fica maravilhoso.
Recheio de vegetais, creme de espinafre, queijo com tomate... são uma delícia!
Se preferir faça com doce de leite, leite condensado puro, mel, sorvete, melado, maple syrup, banana caramelada, brigadeiro, geleias etc.




Espero que tenham gostado!!!






3 comentários:

  1. Achei bem simples esta receita, traquilo de fazeer
    fiz com outro recheio, todos gostaram. usei catupiri


    bjos Juhh

    ResponderExcluir